terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Natação Sincronizada


Sendo a Natação Sincronizada (NSinc) uma modalidade eminentemente técnica, cujos conteúdos são realizados em piscinas de águas profundas, o estudo das posições de equilíbrio assume uma elevada importância. As remadas são movimentos característicos desta modalidade, as quais têm como objectivo garantir apoios à nadadora de forma a que esta se consiga propulsionar e equilibrar no meio aquático.
A remada americana (RAmer), quando executada correctamente, garante à nadadora a propulsão necessária para alcançar a pretendida elevação nas posições invertidas e também a sustentação imprescindível para realizar a elevação dos membros inferiores (mi) na vertical, partindo de diferentes posições. Sem a execução de uma remada ou de uma outra acção motora propulsiva que a substituísse, a nadadora deixaria de se manter numa posição vertical invertida (PVInv) e iria iniciar um movimento de rotação, até atingir a posição vertical direita (cf. Vilas-Boas, 1984).
Quando em apneia inspiratória, a nadadora tem, normalmente, uma densidade ligeiramente inferior à da água da piscina, o que lhe permite flutuar e equilibrar-se, permanecendo emersa uma determinada porção do seu corpo. No caso das PVInv, a porção emersa é uma dada percentagem dos mi. Se, nesta situação, fossem adicionados à nadadora cargas estáticas que ela tivesse de suportar, parte do peso dessas cargas seria compensada pela impulsão hidrostática correspondente ao volume imerso dessas mesmas cargas (ImpPesos) e, outra parte, seria compensada por um aumento da força de impulsão hidrostática (Imp) conseguida pela nadadora. A massa acrescentada (PPesos) ao peso da nadadora (PNad), diminuída da respectiva impulsão hidrostática (ImpPesos) que a nadadora suportasse sempre totalmente imersa e sempre na mesma posição, constituiria, então, a força máxima (Fmáx) desenvolvida pelo esforço muscular e pela hidrodinâmica particular da RAmer.
Apesar da RAmer ser uma das mais importantes na NSinc, poucos são os estudos que se conhecem e nenhum quantificou a Fmáx exercida pela nadadora durante a PVInv, constituindo este estudo uma primeira abordagem à esse tema durante este gesto técnico. Complementarmente, procuramos relacionar os níveis de Fmáx com o nível técnico da nadadora.





Cartaz Natação 2010 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário